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Geração de Leads: como começar, os principais canais, iscas e dicas

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Confira os tipos de iscas para geração de Leads que funcionam muito bem e que você pode replicar em sua empresa, dando os primeiros passos


Geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing, com táticas de geração de tráfego para atrair visitantes e materiais educativos para converter esses visitantes em Leads. Assim, usando técnicas como Automação de Marketing, é feita a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.


O principal objetivo do Marketing Digital é gerar demanda para os produtos e serviços da sua empresa. Ou seja, atrair oportunidades de negócio através dos seus canais online. No entanto, para que isso aconteça não basta apenas ter um website.

Um erro que muitas empresas cometem é trabalhar somente com um formulário de contato na página, quando existem muitas outras oportunidades para converter seu visitante em Lead e estreitar o relacionamento. Alguns inclusive podem estar entre os conteúdos que sua empresa já possui.

Aqui na Resultados Digitais já criamos centenas de conteúdos educativos nos mais diversos formatos, e também aprendemos muito orientando nossos clientes. O post de hoje buscará condensar todo esse aprendizado, mostrando como começar, dando sugestões de iscas para geração de Leads e muito mais!

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O que é geração de Leads

Geração de Leads é o início da estratégia de Inbound Marketing. Para esse começo ser bem sucedido, é fundamental usar táticas eficientes de geração de tráfego para atrair visitantes. Porém, não é para cantar vitória quando seu site atinge esse objetivo, já que se trata apenas uma primeira etapa.

A seguir, é preciso elaborar materiais educativos e ofertar de valor para converter esses visitantes em Leads. Um Lead, em Marketing e Vendas, é uma oportunidade de negócio que deu informações de contato, como nome e email, em troca de algo – como um material educativo ou uma oferta de valor.

Quando essa “transação” agrada as duas partes, ocorre a geração de Leads para uma empresa. Depois, não esqueça deles, senão todo seu esforço estará perdido! Usando técnicas como a Automação de Marketing, é preciso fazer a gestão e nutrição desses Leads gerados para transformá-los em clientes.

Qual é a importância da geração de Leads

Como dissemos acima, um Lead é gerado quando alguém fornece suas informações de contato (nome, email, telefone etc.) em troca de uma oferta de valor que você oferece em seu site ou blog. Essa oferta de valor deve ser um conteúdo rico, algo exclusivo, como um eBook, guia, template, planilha, checklist, trial ou até mesmo um diagnóstico gratuito.

Com a geração de Leads, você consegue avaliar o interesse de seus visitantes em suas ofertas e ainda entende como está a sua conversão. Se você possui uma boa taxa de conversão é sinal de que seu conteúdo é atrativo para sua persona. Saber o estágio de compra do Lead também é um fator importante.

É comum as empresas pensarem somente nos Leads que estão prontos para realizar uma compra de um produto ou contratação de um serviço. No entanto, pensando assim você estará desperdiçando uma grande fatia dos Leads em um estágio de aprendizagem e consideração, que ainda não estão preparados para sua oferta. Por isso, é preciso pensar na Jornada de Compra.

Outra importância da geração de Leads é mais óbvia, mas precisa ser citada: manter o pipeline de vendas do seu negócio sempre saudável. Mantendo uma recorrência nesse trabalho, você consegue nutrir seus Leads com mais calma para abordá-los quando realmente estiverem bem informados sobre o seu produto ou serviço. Assim, as vendas sairão com mais facilidade!

Quais são os benefícios da geração de Leads

Para facilitar a visualização e a compreensão, dê uma olhada na listinha abaixo com os benefícios da geração de Leads para o seu negócio.

  • Conseguir o contato completo de potenciais clientes
  • Firmar-se como autoridade de conteúdo no seu nicho
  • Educar o mercado sobre a área em que sua empresa atua
  • Entender os interesses dos visitantes do seu site ou redes sociais
  • Fazer uma comunicação direta por email ou WhatsApp com potenciais clientes
  • Nutrir no tempo certo os Leads até o momento da venda
  • Manter o pipeline de vendas sempre cheio de oportunidades
  • Fazer vendas com mais recorrência e volume

Cada vez mais parece uma boa ideia investir na geração de Leads, hein? Então continue lendo para saber como dar os primeiros passos e fazer disso uma rotina no seu negócio.

Como dar os primeiros passos na geração de Leads e potencializar o seu negócio

Como você avalia os resultados gerados em suas estratégias de Inbound Marketing? É comum empresas adotarem estratégias de Inbound sem foco em resultados. Realizam diversas ações, como produção de conteúdo no blog e anúncios em mídia paga, mas não conseguem mensurar os resultados nem criam um relacionamento consistente com seus potenciais clientes.

Mas por que isso acontece? Um dos motivos é a produção de conteúdo sem geração de Leads. Por mais que o conteúdo seja relevante e de qualidade, sem gerar Leads você não conseguirá evoluir em seu funil de vendas e terá dificuldades em mensurar os resultados. Após a atração de visitantes para seu site ou blog, você precisa saber quem são essas pessoas, quais seus interesses e se estão qualificados como uma oportunidade para o seu negócio.

Defina sua persona

O primeiro passo para quem quer iniciar uma estratégia de Inbound Marketing é definir quem é sua persona. Afinal, como se comunicar adequadamente se você não souber com quem está falando?

Uma persona é uma representação fictícia de seu cliente ideal. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas dos seus clientes, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Um grande erro é utilizar a mesma linguagem para públicos distintos. Quanto mais personalizada sua comunicação, melhor será o resultado. É preciso que exista identificação de sua persona com o conteúdo oferecido. Além de ter conhecimento sobre características pessoais (idade, gênero, preferências etc.), entender a dor/necessidade de sua persona é um dos pontos mais importantes.

A criação de materiais ricos foca em sanar uma dor ou suprir uma necessidade. Portanto, procure entender bem sua persona para que seu conteúdo seja o mais específico e personalizado possível. E quanto ao número de personas? Uma empresa pode ter mais de uma? Sim, é bem provável que sua empresa tenha mais de uma persona. Por isso, entender e conhecer cada uma delas será fundamental para a identificação de oportunidades para o seu negócio.

Produza materiais ricos para geração de Leads

É possível encontrar muitos conteúdos disponíveis numa simples consulta ao Google, principalmente em formato de posts de blog. Diante disso, para que seu conteúdo chame a atenção de sua persona ele precisa ser exclusivo.

Materiais ricos funcionam como isca, por isso devem apresentar conteúdos relevantes e despertar o interesse da persona para que ela forneça as informações de contato.

Diferentemente do que muitos pensam, um material rico pode ser produzido com base em seu conhecimento no negócio. Ou, até mesmo, com a adaptação de algum conteúdo que você tenha e que seja interessante para seu público.

Utilize Landing Pages, pop-ups e formulários

Sua persona precisa ter acesso ao material rico que você criou. Para isso, utilize ferramentas que permitam a sua distribuição para geração de Leads. As opções mais comuns e que podem ajudar nessa etapa são:

Landing Pages

Landing Pages são páginas de captura que ajudam no processo de geração de Leads. Elas são fundamentais, pois apresentam uma estrutura simples e com objetivo definido. Utilizando uma ferramenta de Automação de Marketing, como o RD Station Marketing, você consegue criar de forma rápida uma Landing Page.

Nela, você terá geralmente uma chamada principal, uma descrição do material rico que está oferecendo, um formulário com os campos necessários para geração do Lead (nome, email e outros campos personalizados) e um Call-to-Action (CTA), que é um botão de ação para envio das informações. O material oferecido e a estrutura da Landing Page são decisivos para obter uma boa taxa de conversão.

Pop-ups

Um pop-up é uma janela que abre no navegador quando se acessa uma determinada página. Os tipos mais eficientes são os seguintes:

Pop-up formulário: é exibido em seu site de forma centralizada quando o visitante tenta sair da página. Ele é excelente para recuperar visitantes que já estavam decididos a fechar a página;

Pop-up CTA: aparece no canto da tela quando seus visitantes rolam 50% da página. Ele possui dois principais objetivos: promover as suas Landing Pages e avançar os seus visitantes na Jornada de Compra.

Formulários

Os formulários também são uma excelente alternativa para geração de Leads e podem ser inseridos diretamente nas páginas de seu site. São ideais para casos em que o formulário deve fazer parte de uma página já existente (como um post de blog) ou deve ocupar pouco espaço no site (como um formulário de newsletter).

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